martes, 24 de agosto de 2010

PRONOMES POSSESSIVOS

Hoje vamos falar sobre os pronomes possessivos.

PRONOMES POSSESSIVOS:
São as formas de pronomes que indicam a que pessoa do discurso pertence o elemento ao qual se refere.
Ex.:
Meu carro está precisando de uma reforma.

Dele, deles, dela, delas são as contrações da preposição de com os pronomes pessoais ele, eles, ela, elas.
Exemplo: Os carros deles estão na garagem.

Dele, deles, dela, delas são as contrações da preposição com os pronomes pessoais ele, eles, ela, elas.
Exemplo: Os carros deles estão na garagem.

Os pronomes possessivos concordam em gênero e número com a coisa possuída, e em pessoa com o possuidor.
(Eu) Vendi minha casa.
(Você) Já viu o resultado de sua prova?
(Nós) Compramos nossa casa.
(Ela) A sua bolsa está no armário.
(Ela) A bolsa dela está no armário. (de ela)
(Eu) Não sei onde coloquei minhas chaves.
(Você) Qual é o seu nome?

No caso de um pronome possessivo determina mais de um substantivo, ele deverá concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo.
Vou limpar minhas sandálias e tênis.
Vou limpar meus tênis e sandálias.

Observe:
Existem casos em que o pronome possessivo não exprime necessariamente idéia de posse. Ele pode ser utilizado para mostrar aproximação, afeto ou respeito.

Aquele galpão deve ter seus cem anos. (aproximação)

Meu caro amigo, cuide melhor de sua saúde. (afeto)

Sente-se ali minha senhora. (respeito)

- seu: antes de nomes próprios não é possessivo, mas uma alteração fonética de Senhor.

Seu José, o senhor poderia me emprestar seu celular?

No hay comentarios:

Publicar un comentario